Introdução às publicações digitais

Um espaço para debate, para compartilhar ideias e aprofundar conhecimentos. Feito para editores, autores, ou profissionais do livro.

Introdução às publicações digitais

Baseado em 27 avaliações
  • 182 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 8 Aulas
  • 4 Módulos
  • 3 anos de suporte
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Muito Bom!"
Guilherme Gusmão
mais avaliações

Não se trata de um curso convencional, mas sim de um lugar de bate-papo e aprofundamento sobre publicações digitais.

  • O acesso é gratuito e prevê espaço para debate, vídeos, textos e slides sobre produções digitais.
  • A cada semana será postado material novo.
  • Participe deixando sua opinião e sugestões de temas para aprofundamento.
  • Não é previsto certificado de conclusão.
3 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 anos após a matrícula.

Editores, autores, estudantes  e profissionais do livro que queira aprender mais sobre como funcionam as publicações digitais.

Jose Fernando Tavares
"Trabalha com livros digitais desde 2009. É fundador da Booknando, palestrante e professor. Ama livros digitais e já formou mais de 1.000 profissionais na área"

       

Estudou e se formou na Itália, onde viveu por 19 anos. Formado em Teologia e filosofia pela Università Teologica dell´Italia Settentrionale (Milão - Itália), cursou o mestrado em Ciências Bíblicas (Pontificio Instituto Bíblico) e Teologia Bíblica em Roma. 

Atuou como técnico gráfico e designer de livros. Desde 2008, e se dedica ao mercado dos livros digitais, às técnicas de produção do formato ePub, observando as principais tendências internacionais. Em 2010 fundou como sócio a Simplíssimo Livros, em 2014 a Booknando Livros, empresa especialista na produção de livros interativos, cursos de formação, consultoria e produção de livros digitais.

Foi palestrante e professor de curso de produção de ebooks, para editoras de várias universidades brasileiras como USP, UFRJ, PUC-PR, UTFPR, UFBA, UnB, UPF e UEM; de eventos como WEB.br, Conferência Revolução eBook e Flip, entre outros. Dá treinamento em empresas e foi consultor para o SESC- SP, Saraiva, Editora Intrínseca, entre outras. Com o curso “Técnicas de produção de livros digitais” nos últimos 5 anos já contribuiu na formação de mais de 1.000 profissionais da área.

Cursa pós-graduação em Design Instrucional. No ano de 2016 foi escolhido como embaixador do Business Club da Feira do Livro de Frankfurt, representando o Brasil. É também tutor certificado do software para produção de livros digitais interativos Pubcoder.



Conteúdo Programático

  • 1. O que é um livro digital? (Texto)
  • 1. Por que publicar no formato Pub3?
  • 2. Acessibilidade em arquivo ePub3 - Texto - Parte 1
  • 3. As oportunidades que os livros digitais oferecem
  • 4. 15 dicas para o profissional do livro digital (Texto)
  • 5. A acessibilidade em arquivos ePub3: dicas práticas
  • 6. Acessibilidade e semântica
  • 1. Aprofundando: Os livros digitais interativos e o mercado de literatura infantil e juvenil

Dúvidas Frequentes

Olha, tudo depende do que você entende por "comercialização". Se você quer vender em uma loja online com a Apple, Kobo ou Amazon, não é uma boa opção. O PDF é um formato com layout fixo e não permite ao leitor ter conforto na leitura quando é visualizado em um celular. Já experimentou ler em um celular um PDF? Você precisa ficar dando zoom nele para visualizar bem. Neste sentido o ePub é o formato que funciona melhor. O PDF é simples de produzir, mas peca neste aspecto. Além disso se levarmos em conta a acessibilidade o PDF fica bem abaixo da qualidade necessária. Certo, em geral por ai o pessoal que faz marketing sempre fala de "ebook" e se refere ao PDF, mas este infoproduto não é um livro. É apenas um informativo com poucas páginas. Caso você queira vender por conta própria, pro exemplo usando o hotmart, eu recomendo a você ter três formatos para o livro: um PDF, para quem quer ler no computador, um ePub para quem quer ler no celular, e o formato MOBI para a Amazon, para quem quer ler no Kindle. Assim você estaria dando alternativas válidas ao seu leitor.
Então, o curso HTML e CSS é uma extensão do curso Técnicas. Ele é pensado para quem quer aprender mais sobre HTML e quer melhorar a qualidade do livro digital. Você porém, não precisa ter feito o primeiro curso para fazer o HTML e CSS, pois o conteúdo é independente. O curso HTMLe CSS não vai ensinar a produzir arquivos através do inDesign, ele vai te capacitar a entender a fundo o que é o HTML e o que é o CSS para poder assim manipular, produzir e criar seus livros digitais mais profissionalmente.
Voltar ao topo -->