Introdução às publicações digitais

Um espaço para debate, para compartilhar ideias e aprofundar conhecimentos. Feito para editores, autores, ou profissionais do livro.

Introdução às publicações digitais

Baseado em 44 avaliações
  • 335 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 13 Aulas
  • 3 Módulos
  • 3 anos de suporte
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Muito bom todo o conteúdo, consegui ter uma boa ideia sobre o mercado no todo. "
Astrid
mais avaliações

Não se trata de um curso convencional, mas sim de um lugar de bate-papo e aprofundamento sobre publicações digitais.

  • O acesso é gratuito e prevê espaço para debate, vídeos, textos e slides sobre produções digitais.
  • A cada semana será postado material novo.
  • Participe deixando sua opinião e sugestões de temas para aprofundamento.
  • Não é previsto certificado de conclusão.
3 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 anos após a matrícula.

Editores, autores, estudantes  e profissionais do livro que queira aprender mais sobre como funcionam as publicações digitais.

Jose Fernando Tavares
"Trabalha com livros digitais desde 2009. É fundador da Booknando, palestrante e professor. Ama livros digitais e já formou mais de 1.000 profissionais na área"

       

Estudou e se formou na Itália, onde viveu por 19 anos. Formado em Teologia e filosofia pela Università Teologica dell´Italia Settentrionale (Milão - Itália), cursou o mestrado em Ciências Bíblicas (Pontificio Instituto Bíblico) e Teologia Bíblica em Roma. 

Atuou como técnico gráfico e designer de livros. Desde 2008, e se dedica ao mercado dos livros digitais, às técnicas de produção do formato ePub, observando as principais tendências internacionais. Em 2010 fundou como sócio a Simplíssimo Livros, em 2014 a Booknando Livros, empresa especialista na produção de livros interativos, cursos de formação, consultoria e produção de livros digitais.

Foi palestrante e professor de curso de produção de ebooks, para editoras de várias universidades brasileiras como USP, UFRJ, PUC-PR, UTFPR, UFBA, UnB, UPF e UEM; de eventos como WEB.br, Conferência Revolução eBook e Flip, entre outros. Dá treinamento em empresas e foi consultor para o SESC- SP, Saraiva, Editora Intrínseca, entre outras. Com o curso “Técnicas de produção de livros digitais” nos últimos 5 anos já contribuiu na formação de mais de 1.000 profissionais da área.

Cursa pós-graduação em Design Instrucional. No ano de 2016 foi escolhido como embaixador do Business Club da Feira do Livro de Frankfurt, representando o Brasil. É também tutor certificado do software para produção de livros digitais interativos Pubcoder.



Conteúdo Programático

  • 1. Por que publicar no formato Pub3?
  • 2. Acessibilidade em arquivo ePub3 - Texto - Parte 1
  • 3. As oportunidades que os livros digitais oferecem
  • 4. 15 dicas para o profissional do livro digital (Texto)
  • 5. A acessibilidade em arquivos ePub3: dicas práticas
  • 6. Acessibilidade e semântica
  • 7. Dicas práticas de formatação de ePub (1)
  • 8. Dicas práticas de formatação de ePub (2)
  • 1. Aprofundando: Os livros digitais interativos e o mercado de literatura infantil e juvenil
  • 2. O que a Inteligência Artificial pode fazer pelos editores
  • 3. O que os editores podem fazer com a Inteligência Artificial (II)

Dúvidas Frequentes

Olha, tudo depende do que você entende por "comercialização". Se você quer vender em uma loja online com a Apple, Kobo ou Amazon, não é uma boa opção. O PDF é um formato com layout fixo e não permite ao leitor ter conforto na leitura quando é visualizado em um celular. Já experimentou ler em um celular um PDF? Você precisa ficar dando zoom nele para visualizar bem. Neste sentido o ePub é o formato que funciona melhor. O PDF é simples de produzir, mas peca neste aspecto. Além disso se levarmos em conta a acessibilidade o PDF fica bem abaixo da qualidade necessária. Certo, em geral por ai o pessoal que faz marketing sempre fala de "ebook" e se refere ao PDF, mas este infoproduto não é um livro. É apenas um informativo com poucas páginas. Caso você queira vender por conta própria, pro exemplo usando o hotmart, eu recomendo a você ter três formatos para o livro: um PDF, para quem quer ler no computador, um ePub para quem quer ler no celular, e o formato MOBI para a Amazon, para quem quer ler no Kindle. Assim você estaria dando alternativas válidas ao seu leitor.
Então, o curso HTML e CSS é uma extensão do curso Técnicas. Ele é pensado para quem quer aprender mais sobre HTML e quer melhorar a qualidade do livro digital. Você porém, não precisa ter feito o primeiro curso para fazer o HTML e CSS, pois o conteúdo é independente. O curso HTMLe CSS não vai ensinar a produzir arquivos através do inDesign, ele vai te capacitar a entender a fundo o que é o HTML e o que é o CSS para poder assim manipular, produzir e criar seus livros digitais mais profissionalmente.
Voltar ao topo -->